Actividades da Turma:

 

3°P - Contrato de leitura - Livros lidos ou em fase de leitura (a)

 

1.Adriana - Uma Av. nas Ilhas de C Verde - Ana M Magalhães e I Alçada // Os Cinco..... ??? (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros (teatro)

2.Alimatu - Antes de Começar - Almada Negreiros

3.A Beatriz D. - Antes de Começar - Almada Negreiros // Quem quer ser Bilionário? - Vikas Swarup // Diário da tua ausência - Margarida Rebelo Pinto // Onze minutos - Paulo Coelho

7.Bruno - Uma Aventura na Escola - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros

8.Cristiano - Warcraft (a) ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

9.Daniel B. - Minha primeira Bíblia ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // // Felizmente há luar - Luís S Monteiro 

10.Daniel L. - A Mística do n° 10 - ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

11.Estefânia - Encantamento - Alice Hoffman // O Filho do Lobo - Jack London  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Felizmente há luar - Luís S Monteiro 

12.Igor - Spiderman (BD) ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

13.Inês M. - Lua de Joana - M Teresa M Gonzalez  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Muito para andar - Miley Cyrus // Maria: os segredos da irmã mais velha // Diário de um Vampiro banana (a)

14.Inês R.  - Antes de Começar - Almada Negreiros

15.Isa  - Antes de Começar - Almada Negreiros

16.Ivan -  A Harpa Sagrada - ???  //  O Principezinho - A S.Exupéry (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

18. João - Uma Aventura na Escola // Uma Aventura nos Açores -  Ana M Magalhães e I Alçada  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

19.Mara  - Sherlock Holmes - Arthur C. Doyle // Leandro Rei da Helíria - Alice Vieira // Feitiços -  Apriline Pike // Witch - ilusões perdidas(a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

20.Micaela -  Feitiços  - Apriline Pike  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Ghostgirl - o regresso - Tonya Hurley  (a) // Criaturas maravilhosas - Kami Garcia (a) 

21.Miguel L. - Billy the Kid - Lucky Luke // Pateta faz história - ???/// Antes de Começar - Almada Negreiros

22.Nádia  - Antes de Começar - Almada Negreiros

23.Pedro  - Antes de Começar - Almada Negreiros

24.Rui - Uma Aventura na Cidade // Uma Aventura no Estádio // Uma Aventura em França - Ana M Magalhães e I Alçada(a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

25.Susana  - Antes de Começar - Almada Negreiros

26. Tatiana - VIP Manicure - Ana Bola (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

27. Miguel C. - A Minha História – Liedson - ??? // 7 Como ser surfista - João Macedo  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // David Beckham - David B. 

28. Carlos - Manual de Sobrevivência para Rapazes - Guy Campbell (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

 

Nota:

1- Os alunos que estão a ler livros, mas não fazem parte desta lista do Contrato de Leitura, devem postar o livro e o autor que estão a ler na página LER e COMENTAR para se completar a lista

2- Como foi informado, a avaliação do 3°P terá em conta os livros lidos, os comentários / resumos / análises críticas / sínteses... feitos pelos alunos.

 

 

Maio 2011

 TEATRO

  

 

MATÉRIA para o TESTE dia               1.06.11:

1- A matéria para o teste do dia 6 Junho sobre o Texto Dramático encontra-se resumida na página 225 do manual

2- Podes também consultar a matéria relativa ao Texto Dramático no link seguinte que se encontra na página Blogs e Sites do nosso Blog e reforçar a tua preparação com os exercícios práticos que nele se encontram:

 https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/

3- A avaliação terá ainda em consideração, entre outros factores, o trabalho individual e de grupo desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o período

Nota: mostra aos teus EE estas informações para poderes ter acesso ao link acima referido 

 

 

O TEXTO DRAMÁTICO:

 

1- No link 1 podes ver imagens da peça de teatro "Antes de começar", de Almada Negreiros

 

LINK 1:
https://www.youtube.com/watch?v=7NZhfXt5gTo

  

2- No link 2 podes ler o texto da peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" , de Almeida Garrett

 

 

LINK 2:
https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf
 

 

  

Registo áudio de leitura dramatizada (TI/TP/TG) 

9- Fazer o registo áudio de uma leitura dramatizadade através do VOCAROO com introdução de elementos sonoros, musicais e outros... 

 

Expressão escrita  - Transformação de um TN/outro em TD - (TI/TP/TG)

7- Escrever uma conversa entre dois objectos do quotidiano, sem esquecer de dar um título e de registar todos os elementos que fazem parte do texto dramático

8- Transformar um Texto Narrativo,  Texto Lírico ou outro em texto dramático para apresentar à turma

 

Outras actividades:

 

18.05.11

Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG) 

6- Leitura expressiva dos textos escritos dos alunos

 

16.05.11

Postar  textos no blog / Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG) 

5- Escrever os textos no blog

5.1-Preparar a leitura expressiva e imaginar um cenário minimalista/virtual, para apresentar o sketch à turma

 

11.05.11 

Expressão escrita - Criatividade:    (TG)

4- Terminar o TP / TG da aula anterior e passar para o blog

 

9.05.11

Expressão escrita:    (TP ou TG)

3- Leitura do texto dramático: "Como um raio de sol", de Erico Veríssimo

3.1- Imaginar um final diferente para este texto. Em alternativa, podes imaginar um desfecho diferente para o texto "Antes de Começar"

  

4.05.11

Compreensão do texto:    (Trabalho individual - TI)

2- Depois da leitura, responde, com frases completas, às questões 1 a 8 sobre a compreensão do texto (pág. 223)

 

 

2.05.11

Leitura Expressiva:   (Trabalho de Pares - TP)

1- Leitura expressiva do texto. (Um terceiro colega poderá ler apenas a didascália para as personagens saberem o que fazer durante a leitura, embora isso não seja necessário)

 

ACTIVIDADES propostas:

 

O TEXTO DRAMÁTICO  -  Análise dos textos - "Antes de começar" e "Como um raio de sol"  (p.218-222 e 226-231) 

 

 

26.04.11

APRENDER A GOSTAR DE TEATRO:   "Antes de Começar", de  Almada Negreiros

 

 

 

Aqui podes ouvir a peça de teatro: Antes de Começar, de Almada Negreiros

 https://vocaroo.com/?media=vLWc5VvLSlt53kmgO&recipient=

 

 

8.04.11

TPC    -   para férias da Páscoa

 

                       

 

Atenção: Só para voluntários !!!

 

1. Procurar a origem da palavra Páscoa

2. Tradições da Páscoa em Portugal e noutros países

3. Palavra Páscoa noutras línguas

4. Outras...  originais 

                                                   Bom Trabalho e Boa Páscoa !!!

 

 

 

TESTE dia 28.03.11

A matéria de estudo para o teste do dia 28 está nas páginas 181, 196 e 197

 

21.03.11

ANÁLISE POÉTICA:

 

Na aula do dia 14 analisámos o poema Árvores. Vamos agora analisar o poema Desejos vãos seguindo o mesmo esquema:

(Para responder consulta as páginas 181, 196 e 197 do manual)

 

Desejos Vãos

 

Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

 

Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!

 

Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

 

 E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…

                                  Florbela Espanca

 

Responde com frases completas:

 

 

Autoria:
1. Identifica o autor do texto?

Estrutura formal:

2. Quantas estrofes compõem o texto?

2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?

2.2. Como classificas o poema quanto à forma que apresenta, isto é, quanto ao número total de versos?

       (Consulta as páginas 196 e 197 do manual para respnder às perguntas seguintes)

3. Classifica o tipo de rima nas duas quadras.

3.1. Elabora o esquema rimático do poema.

4. Escreve de novo a primeira quadra e divide os versos nas suas sílabas métricas. (Não esqueças que as sílabas métricas não são a mesma coisa que sílabas gramaticais. As métricas são as que ouvimos quando recitamos um poema e só se contam até à última sílaba tónica)

4.1. Classifica os versos quanto à natureza das sílabas métricas

Conteúdo, tema e sentimentos:

5. Qual é o título do poema?

6. Identifica também o tema. (Atenção: tema é diferente de título, mas pode haver alguma aproximação entre ambos)

7. Que relação existe entre o sujeito poético e a natureza?

7.1. Será que o sujeito poético consegue realizar os seus desejos? Porquê?

8. Enumera os sentimentos que o sujeito poético experimenta neste texto.  

8.1. Que sentimento(s) te (a ti) transmite a leitura do poema?

Estilo e linguagem:

9. O texto é muito rico em recursos estilísticos. Identifica algumas figuras de estilo presentes no texto. (Consulta a pág 181 do manual)

Organização do texto:

10. Em quantas partes se pode dividir o texto?

10.1. Identifica cada uma delas.

10.2. Que palavra separa cada uma das partes? Como classificas morfologicamente essa palavra?


 

 

 

14.3.11

 

                                                     

 

 20 de Março é o Dia Mundial da Poesia.

 

A melhor forma de o celebrar é compreender e aprender a gostar da poesia, lendo textos poéticos.

A poesia é um palácio encantado, com portas e janelas fechadas onde é proíbido entrar e que, por isso, apenas olhamos do lado de fora.

Vamos entrar nesse palácio e ousemos abrir portas e janelas, para que a luz entre nele e nos deixe ver e compreender a alma que o habita. 

 

ACTIVIDADE dia 14.03.11: 

Vamos então analisar o texto Àrvores com base em 10 questões.

 Primeiro, lê pelo menos 3 vezes o poema seguinte e responde às questões, com base nas informações das páginas 181, 196, 197 do teu manual:

 

Árvores


Árvores negras que falais ao meu ouvido,

Folhas que não dormis, cheias de febre,

Que adeus é este adeus que me despede

E este pedido sem fim que o vento perde

E esta voz que implora, implora sempre

Sem que ninguém lhe tenha respondido?
 
                   (Sophia de Mello Breyner Andresen)


                      

 

Responde com frases completas:

 

Autoria:
1. Quem é o autor do texto?

Estrutura formal:

2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?

2.1. Quantas estrofes o compõem?

2.2. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?

Conteúdo, tema e sentimentos:

3. Identifica o título.

4. Identifica também o tema.

5. A quem se dirige o sujeito poético?

6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?

7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.  

8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?

Estilo e linguagem:

9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)

Organização do texto:

10. Em quantas partes se pode dividir o texto?

10.1. Identifica cada uma delas.
 

                                           

 

 

3.03.11

TPC                                        para dia 14.03.11

     No dia 21 de Março festeja-se o dia mundial da árvore. A Biblioteca da nossa escola convidou uma turma de jovens com mais de 65 anos a assistir a uma sessão de leitura feita por nós na Biblioteca, às 10H00, sobre o tema da árvore.

 

 

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore


 A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

Fonte: ICN (https://www.icn.pt/).

 

1. TPC   -   para apresentar no dia 14.03 (segunda-feira):

   1.  Pesquisar na internet histórias / contos tradicionais sobre o tema da árvore como por exemplo: A Abóbora e a bolota  / O Salgueiro e a abóbora, etc,  e alguns poemas sobre o mesmo tema, para lermos aos convidados.

   1.1. Podem enviar as histórias ( de preferência curtas)  para esta página - ACTIVIDADES, indicando sempre o autor (se tiver), as fontes da pesquisa e a data em que foi feita a pesquisa.

   1.2. Será feita uma selecção de duas ou três histórias para ler no dia 21 às 10H00.

 

Nota: Leiam as histórias e os poemas antes de enviar para o blog, para poderem falar sobre eles na aula e corrijam o português se necessário.

 

2. Como já sabem, estas são as páginas muito importantes para estudar para o próximo teste sobre poesia dia 28 de Março

    2.1. Figuras de estilo:    pág 181 
    2.2. Conceitos sobre a poesia:   pág. 196 e 197

 Nota: já sabem que podem completar o vosso estudo com a pesquisa no nosso blog de sites e de vídeos com as figuras de estilo e conceitos sobre a poesia. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um email ou contactar através desta página do blog.

                                          Bom Carnaval a todos!!!!

 

 

27.02.11 

A  pedido da Mara, aqui fica o poema de Florbela Espanca que ouvimos cantar por Nuno Guerreiro, na aula do dia 23.02.

Vejam também novos videos de poesia em página principal e vídeos

 

TPC                                        para dia 28.02.11

1. Preparar uma leitura expressiva do poema até sentir a mensagem invadir o leitor

2. O poema é para ser lido na aula por alunos voluntários como se fosse um concurso de leitura, acompanhado por uma música

2.1. Por isso, se queres participar na leitura expressiva, inscreve-te na página Actividades e escolhe a tua música. Basta escrever que queres participar.

 

Nota: este TPC não é obrigatório

 

Amar

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

                                  Florbela Espanca

 

 

TPC                                      para dia 21.02.2011

Tema: a natureza

Actividade: Escrever um poema original e ilustrar

                 ou transcrever um poema de autor que foque a natureza e ilustrar

- Trazer para a aula do dia 21 o texto ilustrado

- Enviar para esta página o texto escrito ou escolhido

 

13.02.2011  

TPC                                      para dia 14.02.2011

1. Vê o PP que te foi enviado por email como quem saboreia algo de belo e intenso.
2. No final, escreve  nesta página do blog (ACTIVIDADES) a sensação que o PP deixou em ti.
 
Aqui fica a minha impressão: "Os livros são amigos inseparáveis com quem é bom falar"

 

2.02.11

1° TESTE  - 2°P                             Dia:  7.02.2011

 

Preparação do 1° Teste do 2°P:

1. Caderno do aluno páginas:

                              32: Conjunções;   33: Subordinação;     36, 37, 38: Análise sintáctica

 

2. Livro Plural páginas:

                              84:Acção;  94: Resumo;   106: Narrador;   116: Retrato;   124: Personagens;  143: Tempo e  Espaço;  160: Categorias da Narrativa; 181: Figuras de estilo

 

3.  Ver também o link que consultámos na aula de 2.02 para exercícios práticos de Gramática

                              https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/

 

4. Para mais exercícios práticos de Gramática ver também o link:

                              https://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp//index_lp.htm

 Nota: neste segundo link ver

                              na secção LER:    O Texto Narrativo e Elementos da narrativa

                              na secção GRAMÁTICA:   Conjunções e   Sintaxe

 

 

 

  Algumas actividades de Janeiro 2011:   

 

 

N° / Nome

Coment

 livro

1° P

Apres

PP

 

 5.01

Selec.

 

livro

 

2° P

 10.01

TPC

 

Text

 

p. 90

 17.01

Narrativa

 

ab / fech

 

p. 90

17.01

Biog

 

A. livro

 

2° P

19.01

TPC

Text

"Ripas"

 24.01

TG

 

Quest

 

“Ripas”

 26.01

Balanço

 

1ºP 

 31.01

1.Adriana

09.01

2.02

24.01

7.02 

 31.01

 31.01

 31.01

31.01 ( 6,7)

31.01

2.Alimatu

06.01

2.02

10.01

 

 

7.02 

21.01

2.02 (7)

31.01

3.Ana D.

 23.01

05.01

21.01

15.01

 

 

23.01

26.01

 2.02

4.André

9.02 

05.01

7.02 

 

 

 

 

26.01(7)

31.01

5.Beatriz M.

 8.11

05.01

19.01

14.01

17.01

 2.02

20.01

 26.01

31.01

6.Bernardo

 3.11

05.01

12.01

16.01

 1.02

 

 

 30.01

31.01

7.Bruno

23.01

12.01

09.01

16.01

17.01

 

19.01

 26.01

31.01

8.Cristiano

06.01

05.01

11.01

 

 

 

 

26.02 (6 e 7 1 l)

 7.02

9.Daniel B.

 23.11

2.02

11.01

1.02

1.02

 7.02

1.02

1.02

 

10.Daniel L.

 2.02

05.01

19.01

2.02 

17.01

 2.02

25.01

 26.02

31.01

11.Estefânia

 8.11

05.01

10.01

4.02

16.01

17.01

19.01

20.01

 27.01

31.01

12.Igor

 

05.01

 

 

 

 

 

26.01 (6 e 7 1 l)

31.01

13.Inês M.

 11.11

05.01

09.01

16.01

 

25.01

22.01

26.01 (6, 7)

 8.02

14.Inês R.

 22.11

05.01

17.01

24.01

 

 

 

 

 26.01

31.01

15.Isa

06.01

2.02

10.01

1.02

1.02

 

23.01

1.02

31.01

16.Ivan

ok

12.01

19.01

7.02 

17.01

 

7.02 

26.01 (6,7)

31.01

18. João

25.01

12.01

25.01

 

RESPONDER:

Re:poema

Prof | 01-06-2011

Parabéns! Gostaram? Continuem a ler; a poesia faz bem ao espírito.

Livros

Daniel Lourenço | 23-05-2011

Professor/professora eu já li o livro 'Benfica' ( o Miguel Morgado emprestou-me ) e o livro 'A Mística do Número 10'

Quando chegar a casa, vou meter os autores dos livros, editoras, etc.

Re:Livros

Prof | 26-05-2011

Daniel
Afinal onde estão os autores do livros que leste? Não esqueças! Obrigado

Texto Dramático

Adriana J. e Alimatú J. | 18-05-2011

Título-Entre marido e mulher não se mete a colher

Personagens:
Marido(34 anos)
Mulher(30 anos)
Vizinha(60 anos)
Vizinho(64 anos)

(Era uma vez uma família muito pobre, os pais passavam a vida a discutir; coitads das crianças que choravam noite e dia. Esta cena que agora vos mostramos é umas das discussões dos pais.)

Mãe-Não trabalhas, não fazes nada, passas a vida a beber e gastas o dinheiro todo que temos.
Pai-Cala-te, ó mulher, vai mas é fazer o jantar.
(Os pais continuam a discutir até que entra a vizinha e diz)
Vizinha- Pelo amor de deus, passam a vida a discutir, olhem para as crianças, venham meus queridos.
Mãe-Cale-se e sai-a da minha casa.
(A vizinha sai a resmungar e os pais continuam a discutir até que chega o vizinho)
Vizinho- Passam a vida a discutir, isto já enerva.
Pia- Cale-se palerma fica aí a cuscar com a sua mulherzinha, nunca ouviu dizer que entre marido e mulher não se mete a colher.
Já me viste estes dois, agora e meterem-se na vida dos outros, mas a culpa é tua ficas aí aos berros.
Mãe-Desculpa, mas eu não grito para o ar e não estou a discutir sozinha.
Pai- Epá cala-te vai fazer o jantar que a minha barriga já está a dar horas.
Mãe- Se queres comer vais até a cozinha e fazes o comer.
(A vizinha na casa dela...)
Vizinha- Já viste homem estes dois é sempre a mesma coisa.
Vizinho- Ainda são malcriados, sabes o que ele me disse.
Vizinha-O quê?
Vizinho-Disse que entre marido e mulher não se mete a colher.
Vizinha-Que grande falta de respeito.

T.G.- Finalização do texto : "Antes de começar"

Ana Beatriz Dias, Inês Macedo e Tatiana Chagas | 18-05-2011

Boneco- Vá, não vamos começar de novo está bem?
Boneca-Pronto, tens razão temos que acabar com isto, de vez.
(Continuaram a falar, e sem dar por isso o homem e a mulher entram no quarto e vêm os bonecos a mexerem-se e a falar)
Mulher- Mas...É impressão minha ou os bonecos estão a mexer?
Homem-Estão mesmo, eu sempre tinha razão.
Mulher- E agora o que fazemos?
Homem- Agora como temos a certeza que eles se mexem, vamos tratá-los como pessoas, ou seja, levamo-os a passear, fazemos as refeições com eles e coisas de pais e filhos... Podemos inscreve-los na escola.
Mulher- Ohh Homem, estás parvo?! Aonde é que já se viu dois bonecos na escola ?!
Homem- Entao se eles vão ser como nossos filhos temos que levá-los á escola, para eles aprenderem as coisas.
Mulher- Mas tu achas que os bonecos têm mentalidade como os nossos filhos ?!
Homem- Não têm, mas podem vir a ter.
Mulher- Está bem, tu é que sabes, eu não tenho nada a ver com isso.
(E deslocou-se para fora do quarto)
Boneco- Mas nós somos fofinhos, por favor deixem-nos ficar com vocês...
Boneca-(Sussurando) Cala-te boneco, ainda fazemos pior.
Homem- Fiquem descançados eu vou convencê-la. (Foi ter com a mulher) Então mulher vamos ficar com eles?
Mulher- Está bem, como queiras.
(O casal chegou a um acordo e decidiram ficar com os bonecos)
Boneco e Boneca-(Pulando de alegria) He-He muito obrigada, agora podemos mexer-nos e falar á vontade com vocês.
(E assim ficou o casal ficou com os bonecos e viveram felizes para sempre)
FIM!

No natal

igor e cristiano | 16-05-2011

TG- 8ºB português Igor Murteira, Cristiano Carvalho
Personagens: joker, diablo
No Natal
Diablo- é só mais uma noite para um rico demónio.
Joker- Caluda!!!! Seu palhaço!!!
(POW!!!!!!!)
Diablo- joker nós estamos no natal não te quero magoar á frente da tua espelunca de barraca.
Joker-Estás a gozar-me
( então o joker deu 3 socos na cara do diablo ,afirmando que o enche de gasolina e que o queima se ele voltar a aparecer na caravana)
Diablo- tens razão eu nem te quero magoar.
Joker- O quê?
( RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR BOOOOOOOOOOOOOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
……. No hospital o diablo acorda…….
Diablo-hmmmmm, onde é que estou???
( E o joker foi visitar o seu amigo diablo e deu-lhe um violentissímo presente!!!!!)
FIM!!!!!

Continuação do texto do : Homem Triste

Daniel Lourenço ; Inês Rodrigues ; Nádia Costa ; Susana Francisco | 16-05-2011

Pai : (com ar triste) Filha , tenho uma coisa a confessar-te .
Filha : (com ar assustado) Diz Pai .
(O silêncio enche aquela sala)
Pai : Hoje à tarde esteve aqui um vizinho com uma conversa ...
Filha : (interrompendo-o) Um vizinho ?! (e um ar de surpreendida)
Pai : Deixa-me acabar de falar !
Filha : Está bem pai .
Pai : Continuando aquilo que estava a dizer , esteve aqui o nosso vizinho da pensão ao lado , a dizer que todas as tardes olhava para ti a janela e que estava apaixonado por ti .
Filha : (surpreendida) E porque não me chamas-te Pai ! Gostaria de ouvir o que tem ele para dizer e o interesse que tem por mim .
Pai : Mas filha , tu sabes que , … sendo como tu , é difícil estares com alguém . Não irás conseguir apaixonar-te por uma pessoa que não conheces , e não sabes o seu aspecto .
Filha : A aparência não é tudo Pai . O que interessa é o que as pessoas são por dentro , e como ele me tratará .
Pai : Sim filha , mas …
Filha : (interrompendo-o) Mas nada pai ! Tu foste muito injusto em fazer isso , devias-me ter chamado .
Pai : Desculpa , só o fiz porque achei melhor para vocês .
Filha : Não faz mal pai , mas talvez eu gostasse de falar com ele . Quem saberá o que poderia acontecer …
Pai : Filha , tu podes falar com ele , apenas ele pode já não estar interessado em falar contigo …
Filha : Vamos tentar pai . Pede a ele para vir cá . Por favor pai !
Pai : Vou tentar filha .
(O pai saiu de casa para ir chamar o rapaz )
Pai : Filha , tens aqui uma pessoa para falar contigo .
Filha : É ele pai ?
Pai : Sim filha. Ele quis vir . Mas filha … Tive de dizer-lhe do teu problema .
Filha : E ele não se importou de vir pai ?
Pai : Não . Ainda teve mais impulso para vir .
Homem triste : Olá .
Filha : Olá . És o homem que queria falar comigo ?
Homem triste : Sim . Todas as tardes fico fascinado a olhar-te na janela . O teu jeito de olhares o jardim , a tua beleza . Tudo !
Filha : (interrompendo-o) Mas tu sabes que eu sou cega ! Não te importas com isso ?
Homem triste : Claro que não . Apenas gostava que pudesses ver-me .
Filha : Sei que isso é impossível , e tenho muita pena ! Mas se me mostrasses seres um bom homem, eu te darei uma oportunidade.
( Durante 6 meses ele ia lá todas tardes estar com ela . E quando o pai dela deixava ele levava ela ao jardim . E iam passear entre as flores . Com ele aprendeu o nome das flores , somente a toca-las , pela sua forma . Ele ensinou-a a ir para casa quando saia do jardim sozinha , e a ir de casa para o jardim e a ir do jardim para casa . Ela sentia-se muito feliz a seu lado. Até que decidiu dizer-lhe. )
Filha : Todo este tempo nos tornámos grandes amigos . Tu ajudavas-me a aprender coisas que eu não sabia , estavas sempre comigo ..Decidi cumprir a minha palavra e dar-te uma oportunidade . Queres namorar comigo ?
Homem triste : (muito feliz ) Com a permissão do teu pai , claro que aceito !
(E assim, eles começaram a namorar . E todas as tardes ele ia busca-la para a levar ao jardim )

Finalização do texto

Mara&Micaela | 16-05-2011

8ºB português, trabalho de grupo Mara e Micaela.
Finalização do texto – ‘’ Um Raio de Luz’’
O homem mais uma vez vai bater à porta. O pai já saturado abre-lhe e manda-o entrar.
Pai-Estás aqui outra vez? Queres quê?
Homem-Venho ter uma última conversa sobre a mão da sua filha.
Pai- Mas eu pensava que esse assunto já estava encerrado.
Homem- Muito pelo contrário, esperanças não me faltam.
Pai- Então vá, desembucha lá homem.
Homem- Eu… (pausa)
Pai- Já sei! Já que gostas tanto da minha filha, estás disposto a prestar-me 3 provas para mostrar esse amor que sentes?
Homem- Claro que sim. O essencial é invisível aos olhos, e para mim o essencial bate profundamente no meu coração, o amor pela sua filha. Então quais são as provas?
Pai- Não digas mais nada.
(a filha aparece)
Filha- Que se passa?
Pai- É o vizinho…Ele veio aqui mais uma vez provar o quanto te ama.
Homem- Sim quero-te mais que tu…
(a filha interrompe)
Filha- Mesmo sendo cega?
Homem- Mas isso é o que te torna especial.
Filha- Do fundo do coração?
Homem- Sim!
Pai- Mas que bom vai haver casamento!
Homem – Falas a sério?
Pai- Sim, nunca ouvi palavras tão belas e tão profundas.
E assim foi. Eles casaram, compraram casa na rua do pai da rapariga e tiveram dois filhos, o Xavier e a Amanda.

Texto Dramático (texto 1)

Beatriz Mindi e Estefânia Almeida | 10-05-2011

Homem Triste: Eu não posso ir embora, porque a sua filha é a minha razão de viver.
Pai: Mas ela é cega! E se ela tiver alguma dificuldade o senhor não vai querer ajudá-la.
Homem Triste: Não me interessa que seja cega, porque a sua filha é uma inspiração para mim!
(Enquanto o senhor acaba de falar a filha ouve barulhos na sala e vai ver o que se passa)
Filha: Pai quem está aí?
(Quando o homem triste vê a filha a aparecer na sala levanta-se e fica pasmado)
Pai: Quem está aqui é o nosso vizinho que veio pedir para namorar contigo, mas eu tenho medo que ele te magoe.
Homem Triste: Eu não vou magoar a sua filha porque estou inteiramente apaixonado por ela.
(O pai ao ouvir essas palavras olha para o homem, volta a olhar para a filha e fica comovido)
Pai: Depois de ouvir essas palavras fiquei a perceber que gosta mesmo da minha filha, e dou-lhe a permissão para namorar com a minha filha se ela quiser!
Filha: Pai onde está o senhor? Quero tocar o seu rosto para sentir como ele é.
Pai: Vai em frente e encontrarás o senhor.
(A filha aproximou-se do senhor e tocou no seu rosto suavemente)
Filha: O senhor está muito triste, podia dizer-me a razão de tanta tristeza?
Homem Triste: A razão da minha tristeza é não tê-la como minha esposa.
(A filha ouvindo estas palavras fica quieta e depois de alguns segundos diz:)
Filha: Pai eu aceito este senhor como meu noivo!
Pai: Estou muito feliz porque a minha filha tem um noivo tão atento como o senhor.
(Dias depois foi o casamento) …

Re:Texto Dramático (texto 1)

Prof | 15-05-2011

Beatriz e Estefânia

Trabalho interessante!

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Novo comentário

Contacto

Universo-8b

 

A TURMA 8ºB     

tem 27 Alunos

Lisboa