Actividades da Turma:
3°P - Contrato de leitura - Livros lidos ou em fase de leitura (a)
1.Adriana - Uma Av. nas Ilhas de C Verde - Ana M Magalhães e I Alçada // Os Cinco..... ??? (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros (teatro)
2.Alimatu - Antes de Começar - Almada Negreiros
3.A Beatriz D. - Antes de Começar - Almada Negreiros // Quem quer ser Bilionário? - Vikas Swarup // Diário da tua ausência - Margarida Rebelo Pinto // Onze minutos - Paulo Coelho
7.Bruno - Uma Aventura na Escola - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
8.Cristiano - Warcraft (a) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
9.Daniel B. - Minha primeira Bíblia ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros // // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
10.Daniel L. - A Mística do n° 10 - ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
11.Estefânia - Encantamento - Alice Hoffman // O Filho do Lobo - Jack London /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
12.Igor - Spiderman (BD) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
13.Inês M. - Lua de Joana - M Teresa M Gonzalez /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Muito para andar - Miley Cyrus // Maria: os segredos da irmã mais velha // Diário de um Vampiro banana (a)
14.Inês R. - Antes de Começar - Almada Negreiros
15.Isa - Antes de Começar - Almada Negreiros
16.Ivan - A Harpa Sagrada - ??? // O Principezinho - A S.Exupéry (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
18. João - Uma Aventura na Escola // Uma Aventura nos Açores - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
19.Mara - Sherlock Holmes - Arthur C. Doyle // Leandro Rei da Helíria - Alice Vieira // Feitiços - Apriline Pike // Witch - ilusões perdidas(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
20.Micaela - Feitiços - Apriline Pike /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Ghostgirl - o regresso - Tonya Hurley (a) // Criaturas maravilhosas - Kami Garcia (a)
21.Miguel L. - Billy the Kid - Lucky Luke // Pateta faz história - ???/// Antes de Começar - Almada Negreiros
22.Nádia - Antes de Começar - Almada Negreiros
23.Pedro - Antes de Começar - Almada Negreiros
24.Rui - Uma Aventura na Cidade // Uma Aventura no Estádio // Uma Aventura em França - Ana M Magalhães e I Alçada(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
25.Susana - Antes de Começar - Almada Negreiros
26. Tatiana - VIP Manicure - Ana Bola (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
27. Miguel C. - A Minha História – Liedson - ??? // 7 Como ser surfista - João Macedo /// Antes de Começar - Almada Negreiros // David Beckham - David B.
28. Carlos - Manual de Sobrevivência para Rapazes - Guy Campbell (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
Nota:
1- Os alunos que estão a ler livros, mas não fazem parte desta lista do Contrato de Leitura, devem postar o livro e o autor que estão a ler na página LER e COMENTAR para se completar a lista
2- Como foi informado, a avaliação do 3°P terá em conta os livros lidos, os comentários / resumos / análises críticas / sínteses... feitos pelos alunos.
Maio 2011
TEATRO
MATÉRIA para o TESTE dia 1.06.11:
1- A matéria para o teste do dia 6 Junho sobre o Texto Dramático encontra-se resumida na página 225 do manual
2- Podes também consultar a matéria relativa ao Texto Dramático no link seguinte que se encontra na página Blogs e Sites do nosso Blog e reforçar a tua preparação com os exercícios práticos que nele se encontram:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
3- A avaliação terá ainda em consideração, entre outros factores, o trabalho individual e de grupo desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o período
Nota: mostra aos teus EE estas informações para poderes ter acesso ao link acima referido
O TEXTO DRAMÁTICO:
1- No link 1 podes ver imagens da peça de teatro "Antes de começar", de Almada Negreiros
LINK 1:
https://www.youtube.com/watch?v=7NZhfXt5gTo
2- No link 2 podes ler o texto da peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" , de Almeida Garrett
LINK 2:
https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf
Registo áudio de leitura dramatizada (TI/TP/TG)
9- Fazer o registo áudio de uma leitura dramatizadade através do VOCAROO com introdução de elementos sonoros, musicais e outros...
Expressão escrita - Transformação de um TN/outro em TD - (TI/TP/TG)
7- Escrever uma conversa entre dois objectos do quotidiano, sem esquecer de dar um título e de registar todos os elementos que fazem parte do texto dramático
8- Transformar um Texto Narrativo, Texto Lírico ou outro em texto dramático para apresentar à turma
Outras actividades:
18.05.11
Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
6- Leitura expressiva dos textos escritos dos alunos
16.05.11
Postar textos no blog / Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
5- Escrever os textos no blog
5.1-Preparar a leitura expressiva e imaginar um cenário minimalista/virtual, para apresentar o sketch à turma
11.05.11
Expressão escrita - Criatividade: (TG)
4- Terminar o TP / TG da aula anterior e passar para o blog
9.05.11
Expressão escrita: (TP ou TG)
3- Leitura do texto dramático: "Como um raio de sol", de Erico Veríssimo
3.1- Imaginar um final diferente para este texto. Em alternativa, podes imaginar um desfecho diferente para o texto "Antes de Começar"
4.05.11
Compreensão do texto: (Trabalho individual - TI)
2- Depois da leitura, responde, com frases completas, às questões 1 a 8 sobre a compreensão do texto (pág. 223)
2.05.11
Leitura Expressiva: (Trabalho de Pares - TP)
1- Leitura expressiva do texto. (Um terceiro colega poderá ler apenas a didascália para as personagens saberem o que fazer durante a leitura, embora isso não seja necessário)
ACTIVIDADES propostas:
O TEXTO DRAMÁTICO - Análise dos textos - "Antes de começar" e "Como um raio de sol" (p.218-222 e 226-231)
26.04.11
APRENDER A GOSTAR DE TEATRO: "Antes de Começar", de Almada Negreiros
Aqui podes ouvir a peça de teatro: Antes de Começar, de Almada Negreiros
https://vocaroo.com/?media=vLWc5VvLSlt53kmgO&recipient=
8.04.11
TPC - para férias da Páscoa
Atenção: Só para voluntários !!!
1. Procurar a origem da palavra Páscoa
2. Tradições da Páscoa em Portugal e noutros países
3. Palavra Páscoa noutras línguas
4. Outras... originais
Bom Trabalho e Boa Páscoa !!!
TESTE dia 28.03.11
A matéria de estudo para o teste do dia 28 está nas páginas 181, 196 e 197
21.03.11
ANÁLISE POÉTICA:
Na aula do dia 14 analisámos o poema Árvores. Vamos agora analisar o poema Desejos vãos seguindo o mesmo esquema:
(Para responder consulta as páginas 181, 196 e 197 do manual)
Desejos Vãos
Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!
Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!
E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Identifica o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Quantas estrofes compõem o texto?
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
2.2. Como classificas o poema quanto à forma que apresenta, isto é, quanto ao número total de versos?
(Consulta as páginas 196 e 197 do manual para respnder às perguntas seguintes)
3. Classifica o tipo de rima nas duas quadras.
3.1. Elabora o esquema rimático do poema.
4. Escreve de novo a primeira quadra e divide os versos nas suas sílabas métricas. (Não esqueças que as sílabas métricas não são a mesma coisa que sílabas gramaticais. As métricas são as que ouvimos quando recitamos um poema e só se contam até à última sílaba tónica)
4.1. Classifica os versos quanto à natureza das sílabas métricas
Conteúdo, tema e sentimentos:
5. Qual é o título do poema?
6. Identifica também o tema. (Atenção: tema é diferente de título, mas pode haver alguma aproximação entre ambos)
7. Que relação existe entre o sujeito poético e a natureza?
7.1. Será que o sujeito poético consegue realizar os seus desejos? Porquê?
8. Enumera os sentimentos que o sujeito poético experimenta neste texto.
8.1. Que sentimento(s) te (a ti) transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. O texto é muito rico em recursos estilísticos. Identifica algumas figuras de estilo presentes no texto. (Consulta a pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
10.2. Que palavra separa cada uma das partes? Como classificas morfologicamente essa palavra?
14.3.11
20 de Março é o Dia Mundial da Poesia.
A melhor forma de o celebrar é compreender e aprender a gostar da poesia, lendo textos poéticos.
A poesia é um palácio encantado, com portas e janelas fechadas onde é proíbido entrar e que, por isso, apenas olhamos do lado de fora.
Vamos entrar nesse palácio e ousemos abrir portas e janelas, para que a luz entre nele e nos deixe ver e compreender a alma que o habita.
ACTIVIDADE dia 14.03.11:
Vamos então analisar o texto Àrvores com base em 10 questões.
Primeiro, lê pelo menos 3 vezes o poema seguinte e responde às questões, com base nas informações das páginas 181, 196, 197 do teu manual:
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
(Sophia de Mello Breyner Andresen)
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Quem é o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
2.1. Quantas estrofes o compõem?
2.2. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
4. Identifica também o tema.
5. A quem se dirige o sujeito poético?
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
3.03.11
TPC para dia 14.03.11
No dia 21 de Março festeja-se o dia mundial da árvore. A Biblioteca da nossa escola convidou uma turma de jovens com mais de 65 anos a assistir a uma sessão de leitura feita por nós na Biblioteca, às 10H00, sobre o tema da árvore.
Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Fonte: ICN (https://www.icn.pt/).
1. TPC - para apresentar no dia 14.03 (segunda-feira):
1. Pesquisar na internet histórias / contos tradicionais sobre o tema da árvore como por exemplo: A Abóbora e a bolota / O Salgueiro e a abóbora, etc, e alguns poemas sobre o mesmo tema, para lermos aos convidados.
1.1. Podem enviar as histórias ( de preferência curtas) para esta página - ACTIVIDADES, indicando sempre o autor (se tiver), as fontes da pesquisa e a data em que foi feita a pesquisa.
1.2. Será feita uma selecção de duas ou três histórias para ler no dia 21 às 10H00.
Nota: Leiam as histórias e os poemas antes de enviar para o blog, para poderem falar sobre eles na aula e corrijam o português se necessário.
2. Como já sabem, estas são as páginas muito importantes para estudar para o próximo teste sobre poesia dia 28 de Março:
2.1. Figuras de estilo: pág 181
2.2. Conceitos sobre a poesia: pág. 196 e 197
Nota: já sabem que podem completar o vosso estudo com a pesquisa no nosso blog de sites e de vídeos com as figuras de estilo e conceitos sobre a poesia. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um email ou contactar através desta página do blog.
Bom Carnaval a todos!!!!
27.02.11
A pedido da Mara, aqui fica o poema de Florbela Espanca que ouvimos cantar por Nuno Guerreiro, na aula do dia 23.02.
Vejam também novos videos de poesia em página principal e vídeos
TPC para dia 28.02.11
1. Preparar uma leitura expressiva do poema até sentir a mensagem invadir o leitor
2. O poema é para ser lido na aula por alunos voluntários como se fosse um concurso de leitura, acompanhado por uma música
2.1. Por isso, se queres participar na leitura expressiva, inscreve-te na página Actividades e escolhe a tua música. Basta escrever que queres participar.
Nota: este TPC não é obrigatório
Amar
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
TPC para dia 21.02.2011
Tema: a natureza
Actividade: Escrever um poema original e ilustrar
ou transcrever um poema de autor que foque a natureza e ilustrar
- Trazer para a aula do dia 21 o texto ilustrado
- Enviar para esta página o texto escrito ou escolhido
13.02.2011
TPC para dia 14.02.2011
1. Vê o PP que te foi enviado por email como quem saboreia algo de belo e intenso.
2. No final, escreve nesta página do blog (ACTIVIDADES) a sensação que o PP deixou em ti.
Aqui fica a minha impressão: "Os livros são amigos inseparáveis com quem é bom falar"
2.02.11
1° TESTE - 2°P Dia: 7.02.2011
Preparação do 1° Teste do 2°P:
1. Caderno do aluno páginas:
32: Conjunções; 33: Subordinação; 36, 37, 38: Análise sintáctica
2. Livro Plural páginas:
84:Acção; 94: Resumo; 106: Narrador; 116: Retrato; 124: Personagens; 143: Tempo e Espaço; 160: Categorias da Narrativa; 181: Figuras de estilo
3. Ver também o link que consultámos na aula de 2.02 para exercícios práticos de Gramática:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
4. Para mais exercícios práticos de Gramática ver também o link:
https://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp//index_lp.htm
Nota: neste segundo link ver
na secção LER: O Texto Narrativo e Elementos da narrativa
na secção GRAMÁTICA: Conjunções e Sintaxe
Algumas actividades de Janeiro 2011:
N° / Nome |
Coment livro 1° P |
Apres PP
5.01 |
Selec.
livro
2° P 10.01 |
TPC
Text
p. 90 17.01 |
Narrativa
ab / fech
p. 90 17.01 |
Biog
A. livro
2° P 19.01 |
TPC Text "Ripas" 24.01 |
TG
Quest
“Ripas” 26.01 |
Balanço
1ºP 31.01 |
1.Adriana |
09.01 |
2.02 |
24.01 |
7.02 |
31.01 |
31.01 |
31.01 |
31.01 ( 6,7) |
31.01 |
2.Alimatu |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
|
|
7.02 |
21.01 |
2.02 (7) |
31.01 |
3.Ana D. |
23.01 |
05.01 |
21.01 |
15.01 |
|
|
23.01 |
26.01 |
2.02 |
4.André |
9.02 |
05.01 |
7.02 |
|
|
|
|
26.01(7) |
31.01 |
5.Beatriz M. |
8.11 |
05.01 |
19.01 |
14.01 |
17.01 |
2.02 |
20.01 |
26.01 |
31.01 |
6.Bernardo |
3.11 |
05.01 |
12.01 |
16.01 |
1.02 |
|
|
30.01 |
31.01 |
7.Bruno |
23.01 |
12.01 |
09.01 |
16.01 |
17.01 |
|
19.01 |
26.01 |
31.01 |
8.Cristiano |
06.01 |
05.01 |
11.01 |
|
|
|
|
26.02 (6 e 7 1 l) |
7.02 |
9.Daniel B. |
23.11 |
2.02 |
11.01 |
1.02 |
1.02 |
7.02 |
1.02 |
1.02 |
|
10.Daniel L. |
2.02 |
05.01 |
19.01 |
2.02 |
17.01 |
2.02 |
25.01 |
26.02 |
31.01 |
11.Estefânia |
8.11 |
05.01 |
10.01 4.02 |
16.01 |
17.01 |
19.01 |
20.01 |
27.01 |
31.01 |
12.Igor |
|
05.01 |
|
|
|
|
|
26.01 (6 e 7 1 l) |
31.01 |
13.Inês M. |
11.11 |
05.01 |
09.01 |
16.01 |
|
25.01 |
22.01 |
26.01 (6, 7) |
8.02 |
14.Inês R. |
22.11 |
05.01 |
17.01 24.01 |
|
|
|
|
26.01 |
31.01 |
15.Isa |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
1.02 |
1.02 |
|
23.01 |
1.02 |
31.01 |
16.Ivan |
ok |
12.01 |
19.01 |
7.02 |
17.01 |
|
7.02 |
26.01 (6,7) |
31.01 |
18. João |
25.01 |
12.01 |
25.01 |
RESPONDER:
Re:poema
Prof | 01-06-2011
Parabéns! Gostaram? Continuem a ler; a poesia faz bem ao espírito.
Livros
Daniel Lourenço | 23-05-2011
Professor/professora eu já li o livro 'Benfica' ( o Miguel Morgado emprestou-me ) e o livro 'A Mística do Número 10'
Quando chegar a casa, vou meter os autores dos livros, editoras, etc.
Re:Livros
Prof | 26-05-2011
Daniel
Afinal onde estão os autores do livros que leste? Não esqueças! Obrigado
Texto Dramático
Adriana J. e Alimatú J. | 18-05-2011
Título-Entre marido e mulher não se mete a colher
Personagens:
Marido(34 anos)
Mulher(30 anos)
Vizinha(60 anos)
Vizinho(64 anos)
(Era uma vez uma família muito pobre, os pais passavam a vida a discutir; coitads das crianças que choravam noite e dia. Esta cena que agora vos mostramos é umas das discussões dos pais.)
Mãe-Não trabalhas, não fazes nada, passas a vida a beber e gastas o dinheiro todo que temos.
Pai-Cala-te, ó mulher, vai mas é fazer o jantar.
(Os pais continuam a discutir até que entra a vizinha e diz)
Vizinha- Pelo amor de deus, passam a vida a discutir, olhem para as crianças, venham meus queridos.
Mãe-Cale-se e sai-a da minha casa.
(A vizinha sai a resmungar e os pais continuam a discutir até que chega o vizinho)
Vizinho- Passam a vida a discutir, isto já enerva.
Pia- Cale-se palerma fica aí a cuscar com a sua mulherzinha, nunca ouviu dizer que entre marido e mulher não se mete a colher.
Já me viste estes dois, agora e meterem-se na vida dos outros, mas a culpa é tua ficas aí aos berros.
Mãe-Desculpa, mas eu não grito para o ar e não estou a discutir sozinha.
Pai- Epá cala-te vai fazer o jantar que a minha barriga já está a dar horas.
Mãe- Se queres comer vais até a cozinha e fazes o comer.
(A vizinha na casa dela...)
Vizinha- Já viste homem estes dois é sempre a mesma coisa.
Vizinho- Ainda são malcriados, sabes o que ele me disse.
Vizinha-O quê?
Vizinho-Disse que entre marido e mulher não se mete a colher.
Vizinha-Que grande falta de respeito.
T.G.- Finalização do texto : "Antes de começar"
Ana Beatriz Dias, Inês Macedo e Tatiana Chagas | 18-05-2011
Boneco- Vá, não vamos começar de novo está bem?
Boneca-Pronto, tens razão temos que acabar com isto, de vez.
(Continuaram a falar, e sem dar por isso o homem e a mulher entram no quarto e vêm os bonecos a mexerem-se e a falar)
Mulher- Mas...É impressão minha ou os bonecos estão a mexer?
Homem-Estão mesmo, eu sempre tinha razão.
Mulher- E agora o que fazemos?
Homem- Agora como temos a certeza que eles se mexem, vamos tratá-los como pessoas, ou seja, levamo-os a passear, fazemos as refeições com eles e coisas de pais e filhos... Podemos inscreve-los na escola.
Mulher- Ohh Homem, estás parvo?! Aonde é que já se viu dois bonecos na escola ?!
Homem- Entao se eles vão ser como nossos filhos temos que levá-los á escola, para eles aprenderem as coisas.
Mulher- Mas tu achas que os bonecos têm mentalidade como os nossos filhos ?!
Homem- Não têm, mas podem vir a ter.
Mulher- Está bem, tu é que sabes, eu não tenho nada a ver com isso.
(E deslocou-se para fora do quarto)
Boneco- Mas nós somos fofinhos, por favor deixem-nos ficar com vocês...
Boneca-(Sussurando) Cala-te boneco, ainda fazemos pior.
Homem- Fiquem descançados eu vou convencê-la. (Foi ter com a mulher) Então mulher vamos ficar com eles?
Mulher- Está bem, como queiras.
(O casal chegou a um acordo e decidiram ficar com os bonecos)
Boneco e Boneca-(Pulando de alegria) He-He muito obrigada, agora podemos mexer-nos e falar á vontade com vocês.
(E assim ficou o casal ficou com os bonecos e viveram felizes para sempre)
FIM!
No natal
igor e cristiano | 16-05-2011
TG- 8ºB português Igor Murteira, Cristiano Carvalho
Personagens: joker, diablo
No Natal
Diablo- é só mais uma noite para um rico demónio.
Joker- Caluda!!!! Seu palhaço!!!
(POW!!!!!!!)
Diablo- joker nós estamos no natal não te quero magoar á frente da tua espelunca de barraca.
Joker-Estás a gozar-me
( então o joker deu 3 socos na cara do diablo ,afirmando que o enche de gasolina e que o queima se ele voltar a aparecer na caravana)
Diablo- tens razão eu nem te quero magoar.
Joker- O quê?
( RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR BOOOOOOOOOOOOOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
……. No hospital o diablo acorda…….
Diablo-hmmmmm, onde é que estou???
( E o joker foi visitar o seu amigo diablo e deu-lhe um violentissímo presente!!!!!)
FIM!!!!!
Continuação do texto do : Homem Triste
Daniel Lourenço ; Inês Rodrigues ; Nádia Costa ; Susana Francisco | 16-05-2011
Pai : (com ar triste) Filha , tenho uma coisa a confessar-te .
Filha : (com ar assustado) Diz Pai .
(O silêncio enche aquela sala)
Pai : Hoje à tarde esteve aqui um vizinho com uma conversa ...
Filha : (interrompendo-o) Um vizinho ?! (e um ar de surpreendida)
Pai : Deixa-me acabar de falar !
Filha : Está bem pai .
Pai : Continuando aquilo que estava a dizer , esteve aqui o nosso vizinho da pensão ao lado , a dizer que todas as tardes olhava para ti a janela e que estava apaixonado por ti .
Filha : (surpreendida) E porque não me chamas-te Pai ! Gostaria de ouvir o que tem ele para dizer e o interesse que tem por mim .
Pai : Mas filha , tu sabes que , … sendo como tu , é difícil estares com alguém . Não irás conseguir apaixonar-te por uma pessoa que não conheces , e não sabes o seu aspecto .
Filha : A aparência não é tudo Pai . O que interessa é o que as pessoas são por dentro , e como ele me tratará .
Pai : Sim filha , mas …
Filha : (interrompendo-o) Mas nada pai ! Tu foste muito injusto em fazer isso , devias-me ter chamado .
Pai : Desculpa , só o fiz porque achei melhor para vocês .
Filha : Não faz mal pai , mas talvez eu gostasse de falar com ele . Quem saberá o que poderia acontecer …
Pai : Filha , tu podes falar com ele , apenas ele pode já não estar interessado em falar contigo …
Filha : Vamos tentar pai . Pede a ele para vir cá . Por favor pai !
Pai : Vou tentar filha .
(O pai saiu de casa para ir chamar o rapaz )
Pai : Filha , tens aqui uma pessoa para falar contigo .
Filha : É ele pai ?
Pai : Sim filha. Ele quis vir . Mas filha … Tive de dizer-lhe do teu problema .
Filha : E ele não se importou de vir pai ?
Pai : Não . Ainda teve mais impulso para vir .
Homem triste : Olá .
Filha : Olá . És o homem que queria falar comigo ?
Homem triste : Sim . Todas as tardes fico fascinado a olhar-te na janela . O teu jeito de olhares o jardim , a tua beleza . Tudo !
Filha : (interrompendo-o) Mas tu sabes que eu sou cega ! Não te importas com isso ?
Homem triste : Claro que não . Apenas gostava que pudesses ver-me .
Filha : Sei que isso é impossível , e tenho muita pena ! Mas se me mostrasses seres um bom homem, eu te darei uma oportunidade.
( Durante 6 meses ele ia lá todas tardes estar com ela . E quando o pai dela deixava ele levava ela ao jardim . E iam passear entre as flores . Com ele aprendeu o nome das flores , somente a toca-las , pela sua forma . Ele ensinou-a a ir para casa quando saia do jardim sozinha , e a ir de casa para o jardim e a ir do jardim para casa . Ela sentia-se muito feliz a seu lado. Até que decidiu dizer-lhe. )
Filha : Todo este tempo nos tornámos grandes amigos . Tu ajudavas-me a aprender coisas que eu não sabia , estavas sempre comigo ..Decidi cumprir a minha palavra e dar-te uma oportunidade . Queres namorar comigo ?
Homem triste : (muito feliz ) Com a permissão do teu pai , claro que aceito !
(E assim, eles começaram a namorar . E todas as tardes ele ia busca-la para a levar ao jardim )
Finalização do texto
Mara&Micaela | 16-05-2011
8ºB português, trabalho de grupo Mara e Micaela.
Finalização do texto – ‘’ Um Raio de Luz’’
O homem mais uma vez vai bater à porta. O pai já saturado abre-lhe e manda-o entrar.
Pai-Estás aqui outra vez? Queres quê?
Homem-Venho ter uma última conversa sobre a mão da sua filha.
Pai- Mas eu pensava que esse assunto já estava encerrado.
Homem- Muito pelo contrário, esperanças não me faltam.
Pai- Então vá, desembucha lá homem.
Homem- Eu… (pausa)
Pai- Já sei! Já que gostas tanto da minha filha, estás disposto a prestar-me 3 provas para mostrar esse amor que sentes?
Homem- Claro que sim. O essencial é invisível aos olhos, e para mim o essencial bate profundamente no meu coração, o amor pela sua filha. Então quais são as provas?
Pai- Não digas mais nada.
(a filha aparece)
Filha- Que se passa?
Pai- É o vizinho…Ele veio aqui mais uma vez provar o quanto te ama.
Homem- Sim quero-te mais que tu…
(a filha interrompe)
Filha- Mesmo sendo cega?
Homem- Mas isso é o que te torna especial.
Filha- Do fundo do coração?
Homem- Sim!
Pai- Mas que bom vai haver casamento!
Homem – Falas a sério?
Pai- Sim, nunca ouvi palavras tão belas e tão profundas.
E assim foi. Eles casaram, compraram casa na rua do pai da rapariga e tiveram dois filhos, o Xavier e a Amanda.
Texto Dramático (texto 1)
Beatriz Mindi e Estefânia Almeida | 10-05-2011
Homem Triste: Eu não posso ir embora, porque a sua filha é a minha razão de viver.
Pai: Mas ela é cega! E se ela tiver alguma dificuldade o senhor não vai querer ajudá-la.
Homem Triste: Não me interessa que seja cega, porque a sua filha é uma inspiração para mim!
(Enquanto o senhor acaba de falar a filha ouve barulhos na sala e vai ver o que se passa)
Filha: Pai quem está aí?
(Quando o homem triste vê a filha a aparecer na sala levanta-se e fica pasmado)
Pai: Quem está aqui é o nosso vizinho que veio pedir para namorar contigo, mas eu tenho medo que ele te magoe.
Homem Triste: Eu não vou magoar a sua filha porque estou inteiramente apaixonado por ela.
(O pai ao ouvir essas palavras olha para o homem, volta a olhar para a filha e fica comovido)
Pai: Depois de ouvir essas palavras fiquei a perceber que gosta mesmo da minha filha, e dou-lhe a permissão para namorar com a minha filha se ela quiser!
Filha: Pai onde está o senhor? Quero tocar o seu rosto para sentir como ele é.
Pai: Vai em frente e encontrarás o senhor.
(A filha aproximou-se do senhor e tocou no seu rosto suavemente)
Filha: O senhor está muito triste, podia dizer-me a razão de tanta tristeza?
Homem Triste: A razão da minha tristeza é não tê-la como minha esposa.
(A filha ouvindo estas palavras fica quieta e depois de alguns segundos diz:)
Filha: Pai eu aceito este senhor como meu noivo!
Pai: Estou muito feliz porque a minha filha tem um noivo tão atento como o senhor.
(Dias depois foi o casamento) …